Bem-vindos ao deserto do real, ouvintes Escapistas.
Em 31 de março de 1999, chegava aos cinemas The Matrix, a magnum opus das diretoras e roteiristas Irmãs Washowski. Nesse podcast¹, Luwig Sá, Reginaldo Yeoman e Mauro Ellovitch celebram os 20 anos do filme que encabeçou a trilogia revolucionária que mudou o cinema de ação e ficção científica no final dos anos 1990 e início dos 2000. E no decorrer do programa, tentamos responder a várias questões, quais sejam:
Quem são as Wachowskis? O impacto da cena de abertura: Agentes vs. Trinity. Como Matrix nos afetou em 99? Há o que se falar em plágio aqui? Como vemos as referências utilizadas no roteiro. Quem é Thomas Anderson? Keanu Reeves convence? Neo é um personagem com camadas ou só cumpre a função protocolar do “Escolhido”? Quem é Trinity? De partida, ela é quem dá o tom do visual daquele mundo e recruta Thomas Anderson; e mais, sua participação em História de Detetive [Animatrix]. A captura de Neo e a atuação de Hugo Weaving. Morpheus: o surgimento dele equivale a do “Mentor” na Jornada do Herói clássica. Ele nos explica o que é a Matrix e nós expandimos isso diante de O Segundo Renascer [Animatrix]. O resgate de Neo: os diferentes despertares; o caso em Recorde Mundial [Animatrix]. O staff da Nabucodonosor, o treinamento, a traição de Cypher e a revelação do Oráculo. Neo é mesmo um predestinado ou ele só passou a ser “O Escolhido” quando passou a acreditar que era/é? A invasão ao prédio do Governo: podemos cravar que é a melhor cena de ação dos últimos 20 anos?! Como o efeito bullet time mudou e depois virou um saco. O desfecho seria o melhor fecho para a macro-história? Um final em aberto, a exemplo de O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, um final como uma promessa. Há algo datado em Matrix? E sua trilha sonora?
¹ Com áudio drama introdutório com a locução/interpretação de Do Vale.
***
Aperte o Play Vermelho e vamos descobrir até onde vai a toca do coelho!
***
E eis aqui suas opções:
***
Citações & Indicações do Casting
– Simulacros & Simulação, de Jean Baudrillard [link afiliado]
– Evolutionary Psychology, de David Buss [link afiliado]
– Neuromancer, de William Gibson [link afiliado]
***
Quer ajudar na manutenção do podcast? Compre seus gibis ou qualquer coisa por nossos links afiliados
***
Depoimento de Will Smith sobre sua recusa em viver Neo.
***
Dê seu feedback no Twitter ou escreva um e-mail para osescapistas@outlook.com
***
Link Afiliados:
Podcast: Reproduzir em uma nova janela | Baixar
Assine: Apple Podcasts | Android | RSS
Visualmente, dá para ver a influência do Geof Darrow (de Hard Boiled, com Frank Miller). A cena do tiroteio impossível com bilhões de cartuchos de bala caindo no chão é puro Geof Darrow…
Não foi ele quem fez o storyboard do filme?
O Darrow é o artista dos concepts em Matrix. Ele está p/a franquia como o H. R. Giger está para Alien: O 8º Passageiro.
Já o storyboard fica na conta do Steve Skroce, à época conhecido por seu trabalho na mensal do Homem-Aranha.
Abraço.
Que demais esse episódio. Adorei muito.
20 anos de Matrix 😲 estamos ficando velhos mesmo. Hshshsh.
A gente até pensou em fazer um episódio do nosso podcast lá sobre o filme mas depois desse episódio irretocável a gente até pulou a pauta.
Parabéns Ludwig, Regi e Mauro.
Abraços
Tudo bem, Giovanni? Mal pela demora na resposta.
Não diga isso, faça o seu programa. Uma pauta nunca se esgota porque cada pessoa é um mundo, é um mundo de visão e tem seu ponto de vista [diferente] sobre algo. Por exemplo, o Confins do Universo produziu recentemente um programa sobre Marvels. Marvels já estava nos nossos planos e não saiu por conta disso, pois temos o nosso próprio jeito de olhar a obra e acho isso muito válido.
Abração.
Que episódio fantástico. Adorei muito.
20 anos de Matrix😲 estamos ficando velhos mesmo hshshs. A gente até pensou em fazer um episódio do filme no nosso podcast, mas depois desse programa irretocável até pulamos a pauta.
Parabéns Luwig, Mauro e Regi.